quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dicas de viagem para diabéticos

Não é porque você tem diabetes que significa que não pode aproveitar a vida. Seja uma viagem de carro ou para o exterior, há várias precauções a tomar se você tem diabetes.

Dirigir com segurança

Quando ocorre a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), o cérebro não funciona adequadamente devido à falta de glicose. Isso pode deixar mais lenta a sua capacidade de reação e gerar confusão e desorientação. Obviamente, esta não é uma boa condição para dirigir, nem para você nem para quem está na estrada.
Tome as precauções necessárias antes de dirigir.
  • Faça sempre o teste para ver os níveis de açúcar no sangue antes de dirigir. Leve os equipamentos necessários para teste.

  • Leve sempre algum tipo de açúcar simples e também um lanche com proteína. Esteja sempre preparado para situações inesperadas, como engarrafamento ou carro quebrado. Leve sempre bolachas, sucos em caixinha e tabletes de glicose no porta-luvas. E não esqueça de repor quando usá-los.

  • Se você sentir sintomas de hipoglicemia, saia da estrada e espere até que os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal e até que os sintomas parem.

  • Sempre que possível, dirija com uma companhia.

  • Pare a cada 3 ou 4 horas para fazer o teste de níveis de açúcar no sangue e/ou a qualquer momento que você suspeite de hipoglicemia.
Fazendo as malas de maneira prática

Você segura seu bilhete aéreo e seu roteiro, sorri quando pensa em quanto vai aproveitar a viagem. Mas o sorriso vai diminuindo quando você se dá conta de que planejou tudo cuidadosamente, mas esqueceu de programar como irá controlar a diabetes nas férias. Você irá encontrar alimentos adequados no seu destino? Você fala com seu médico, ele confirma que você pode ter alguns desafios na viagem, mas assegura que o tratamento de diabetes está disponível em qualquer lugar. O seu médico diz que se você seguir algumas dicas para viagens, você não terá muitos problemas. Comece com o que você vai levar.


Você não precisa abrir mão das viagens por causa da diabetes


  • Leve bastante material de reserva. Dobre a quantidade que você precisaria em caso de ter algum problema. Os frascos de insulina podem quebrar e pode não ser fácil substituí-los. Se um deles quebrar, vá a uma farmácia local ou a um pronto-socorro para receber insulina.

  • Leve seus aparelhos sempre com você. Se você for viajar de avião, coloque o medidor, as tiras, a insulina, as seringas e os tabletes de glicose na bagagem de mão e não na que vai despachar. Se você precisar desses objetos durante o vôo, é bom você explicar rapidamente para a pessoa sentada ao seu lado o que você está fazendo com aquela agulha. Leve alimentos suficientes na bagagem de mão para repor os carboidratos que consome normalmente numa refeição. Bolachas e barras de cerais são fáceis de levar.

  • Leve a insulina em um recipiente térmico, principalmente se você for para um clima quente. Uma garrafa térmica com boca larga serve bem para isso. Também existem embalagens para viagem para esse fim.

  • Se você for caminhar, andar de bicicleta, escalar montanha ou velejar, leve bastante alimento e algum tipo de açúcar simples. Se você aplica insulina, leve um kit de glucagon e ensine alguém como e quando usá-lo. Leve também o medidor.

  • Se possível, viaje com um companheiro e peça a ele que leve alguns suplementos para você também. Se for viajar sozinho, garanta que sua mala de mão tenha um bom estoque.

  • Ao viajar para o exterior, peça uma declaração do médico dizendo que você tem diabetes e que precisa levar as seringas. Use seu registro médico e suas receitas para mostrar ao pessoal da Polícia Federal, caso perguntem algo.

  • Mudar de fuso horário pode realmente atrapalhar seus horários de administração de medicamentos. Dependendo da distância que viajar, você pode perder ou ganhar até um dia. O seu médico pode ajudá-lo a adaptar seu horário e ver como as diferenças de fuso afetarão sua alimentação e a hora de tomar os remédios.

  • Se você for viajar e não tem um regime flexível de insulina, ligue para a companhia aérea e pergunte a que horas geralmente fazem o serviço de bordo. As companhias aéreas preparam refeições especiais, solicitadas 24 horas antes do vôo.

  • Deixe seu relógio com o horário de casa até chegar no seu destino. Isso permite que você ajuste corretamente seu horário no novo fuso horário.
Peça ajuda ao nutricionista para auxiliá-lo com os diferentes tipos de alimentos. Em alguns países, carne, frutas frescas ou verduras podem ser uma raridade. As dietas podem consistir de um complexo de carboidratos, como feijão, milho, pão e arroz. Você precisará ajustar o medicamento de acordo com os alimentos.

Se cerveja ou vinho forem a bebida disponível nas refeições, será preciso calcular essas calorias extras no seu plano. O jantar nos países hispânicos geralmente é bem tarde. Pense em trocar o seu lanche da noite ou jantar para se ajustar a esse hábito.

Se você viaja freqüentemente, considere um regime mais flexível, como uma bomba de insulina ou várias injeções diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário