quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como envolver familiares e amigos no tratamento da diabetes

Para realmente assegurar um plano de sucesso no tratamento da diabetes, é importante ter o apoio das pessoas mais próximas. Como paciente, você não pode depender do médico para tudo. Finalmente, você precisará que as pessoas que gostam de você tenham alguma responsabilidade também.




Faça disso um caso de família
A diabetes é chamada de doença familiar porque afeta todos os membros da família. A escolha e a preparação dos alimentos e também a hora das refeições são aspectos importantes da vida familiar. O fato de se necessitar de medicamentos e de se precisar evitar a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) pode tirar um pouco da espontaneidade das refeições. Jantar fora representa um novo desafio.

A gestão da diabetes afeta a família de muitas maneiras também. Sem dúvida, seus familiares se preocupam com sua saúde. Talvez o seu tratamento afete financeiramente a sua família. Talvez você peça ajuda à família para comprar (ou até mesmo administrar) os medicamentos ou para levá-lo a consultas médicas. Reconheça que, quanto mais os membros da sua família aprenderem sobre o controle da diabetes, mais benefícios todos terão.
  • Convide os membros da fa­mília para irem às aulas com você. A participação direta deles irá envolvê-los mais efetivamente do que simplesmente se você ensinar o que aprendeu a eles.

  • Dê materiais informativos para sua família ler.

  • Ensine aos seus familiares uma parte de sua rotina (testes com as tiras, uso do medidor, aplicação de insulina) para que eles possam entender o que fazer em caso de emergência.

  • Faça sua família saber os seus horários de refeições e medicamentos. Diga a eles como planeja lidar com qualquer mudança no horário, assim eles estarão preparados em caso de complicações.

  • Encoraje todos os membros da família que estão tendo problema em lidar com a diabetes para procurar conselhos e para discutir seus sentimentos e/ou ansiedades.
Ensine seus amigos

Algumas pessoas relutam em contar às outras sobre as necessidades do tratamento de diabetes. Mas os amigos que se preocupam podem ajudá-lo. Os amigos irão aprender sobre diabetes com você. Se eles virem você responsável pela sua condição e conversando





Seus amigos não vão saber como ajudar se você não falar. Veja abaixo algumas maneiras de ajudar seus amigos a entenderem o papel da diabetes na sua vida.
  • Deixe-os saber como ajudá-lo. Deixe-os saber como você se sente ao vê-los comendo doces e sobremesas em frente a você. Algumas pessoas sentem dificuldade em não comer o que todos comem; outras não se importam e continuam seguindo a dieta. Abra o jogo com seus amigos e tire as incertezas de todos sobre o que fazer.

  • Encoraje seus amigos a acompanhar você. Todos podem - e devem - ter uma alimentação com pouca gordura e bem equilibrada. Explique que não é só porque você tem diabetes que precisa seguir essa dieta. Os comportamentos saudáveis que você adota para controlar a diabetes e o peso são parte de um estilo de vida mais saudável que todos os membros da família podem adotar.

  • Chame um amigo para ir com você à academia ou ao programa de controle de peso.

  • Descreva os sinais e os sintomas da hipoglicemia e como tratá-la. Mostre aos amigos onde você guarda suas coisas, como tabletes de glicose, sucos ou um kit de emergência de glucagon,. Explique a eles a dose que você deve receber em caso de emergência.

  • Mostre aos amigos onde você guarda os telefones de emergência. Deixe uma lista com os números de telefone em lugar visível, assim eles podem encontrá-los facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário