quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Meu depoimento


DEPOIMENTO

 “Meu nome é Roseane, 52 anos, sou casada, duas filhas e três netinhos lindos. Hoje nem tanto, mais ainda estou na batalha, trabalho com uma empresa de ônibus, fiz Faculdade de Turismo, sou de Içara, Santa Catarina. Tenho diabete  tipo 2. Descobri a doença há aproximadamente 2 anos. A descoberta foi motivada pela falta de visão que a cada dia em questão de semana quase me deixou cega, além de outros sintomas tão visíveis  que eu me recusava a acreditar ou aceitar mesmo sendo filha de pai diabético e o mesmo morrendo em decorrência dela.
A diabete é uma doença muito cruel, me causa dores horríveis nas pernas e braços, uma sonolência exagerada, e um desanimo terrível alem de muita sede, sem contar que a minha visão fica por de mais embaçada, as crises de “hipo” quando não se tem o controle e terrível de mais. Sempre fui comilona, e depois que descobri o diabetes parece que tenho mais vontade de comer. Sempre prometo que vou me cuidar que não vou comer demais, mais sempre esqueço minhas promessas, exagero, e depois quando estou com “hiper” vem o arrependimento, aí já é tarde de mais. Hoje eu sei que a maior parte das pessoas assim como eu não encara muito bem o fato de ter diabetes. Aí vem a revolta, desânimo, depressão na maioria da população diabética. O maior desafio é a mudança de hábitos. Aceitar que você é portador de uma doença crônica é um passo difícil. Muitas pessoas ficam perdidas nesse processo, assim como eu fiquei.
O que fazer é a pergunta?
- Primeiro passo e encontrar um bom endocrinologista, em que você possa confiar, para que ele possa te ajudar.
- Segundo e você se perguntar a si mesmo se você quer continuar  tendo aqueles sintomas horríveis podendo ter seqüelas que mais tarde não poderão se  reverter caso continue levando a mesma vida que tinha antes.
 - Fazer uma avaliação nas suas refeições e no seu modo de vida, não só motivado pela doença, mais sim por você saber que esta fazendo o melhor para seu organismo e fator primordial.
 A família é importantíssima. Eu sempre tive e tenho o apoio da minha família, creio ser fundamental, eles já sofreram muito comigo, não gosto nem de pensar nisso. Alem da depressão, foram muitos sustos que dei a eles com crise de “hipo” e hiperglicemias.
Hoje posso dize que estou aprendendo a lidar com a situação, estou aprendendo as nuances da doença, leio bastante e pesquiso muito sobre a mesma, Ter diabetes faz  parte da minha vida e não posso mudar, então tenho que aprender a conviver com ela da melhor forma possível. Eu não sou perfeita, e são muitas vezes em que cedo à tentação. Mas estou aprendendo a me controlar e estou melhorado ao longo dos tempos, afinal eu amo minha vida.
Outro fator que me faz prosseguir a diante mesmo com todas as minhas limitações é Nosso Senhor Jesus Cristo, a presença dele em minha vida tem sido fundamental, essa é outra história em que conto em testemunho em outro blog em que possuo “ Meu encontro com “DEUS”. Caso queiram conhecer segue o site abaixo:

http://romourameuencontrocomdeus.blogspot.com/


Compartilhe comigo, deixe seu depoimento!
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário