quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Convivendo com a descoberta

Todo mundo, em algum momento da vida, sempre relacionou o diabetes à proibição de se ingerir açúcar. Quando não temos ninguém com diabetes na família e não somos da área médica, muitas vezes, tudo o que sabemos sobre a patologia restringe-se a isso.

Conhecer o diabetes e o que ele causa no corpo é fundamental para termos um tratamento excelente e evitar que surjam as complicações.

Quando sabemos que alguém deixou de enxergar, logo pensamos: Será que tem diabetes?

Ou quando ficamos sabendo que alguém precisou amputar um membro: Será que tem diabetes?

Mas essas são apenas algumas das complicações que o diabetes pode causar na vida de um indivíduo que não controla adequadamente a sua glicemia.

É importante desmistificar que quem tem diabetes, em um momento ou outro da vida ficará cego ou amputado, ou terá ainda alguma outra complicação. Ter diabetes não é nenhuma condenação de sofrimento ou privação de sentidos ou movimentos. Isso só acontecerá se a pessoa ignorar deliberadamente ou não que tem diabetes e não cuidar corretamente da glicemia.

Por todos esses conceitos prévios sobre o diabetes muitas pessoas, ao descobri-lo, entram em verdadeiro desespero ou mesmo depressão. Acreditam que suas vidas acabaram e que um futuro triste e sombrio os aguarda.

De forma alguma!

O diabetes pode causar complicações? SIM!

Essas complicações são evitáveis? LÓGICO!

Tudo depende do bom controle glicêmico. Na verdade, de um excelente controle glicêmico. Nosso pâncreas não funciona. Ok. Já aceitamos o fato. Agora vamos tomar para nós, de forma racional, a função que o nosso pâncreas não realiza.

Como? Conhecendo o Diabetes. Tomando conhecimento tanto das complicações quanto dos resultados bastante positivos quando o controle glicêmico é ideal.

Se você recebeu recentemente o diagnóstico de que é portador de diabetes, saiba que não há nenhuma condenação nisso. Mas para que tenha uma vida saudável e sem complicações, é preciso que entenda que terá que assumir responsabilidades e conhecer o máximo possível sobre o diabetes. Somente conhecendo seus ‘meandros’ é que teremos condições de controlá-lo.

Por: Rose Passos 
Convivendo com diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário